Drummond

"Amor é o que se aprende no limite, depois de se arquivar toda a ciência herdada, ouvida. Amor começa tarde."



terça-feira

Mas, pq vegetariana?




São inúmeros os motivos.
Tantos, que seria impossível listar todos nesse blog.
Volta e meia algum não-vegetariano atira sobre o meu prato perguntas com tom de desafio. É para esses que agora resolvi explicar, de uma vez por todas, por que não como animais. Eu não sou do tipo que gosta de pregar, não msm. Não tento converter ninguém ao vegetarianismo, não aponto para o prato dos outros dizendo "ugh, você está comendo um cadáver". Mas os outros, não sei porque, sempre têm algo a dizer sobre minha opção alimentar. Para a maioria das pessoas, vegetarianos são meio ETs. Parece que esses têm dificuldade para entender que não comer carne é apenas mais uma opção que se faz na vida.

Muita gente pensa em vegetarianismo como uma religião, e das mais restritivas...
Depois de pensar muito e tentar entender porque tanta gente não suporta minha opção não carnívora, cheguei à conclusão de que o vegetarianismo, para alguns, é ameaçador. Certas pessoas se sentem atacadas - principalmente as mais inteligentes. Talvez porque, quando confrontadas com as razões de um vegetariano para ser vegetariano, elas são obrigadas a concordar que fazem um certo sentido. Um vegetariano desafia – já que, desde criança, somos alimentados com carne e ensinados que a falta de bife na mesa é sinal de pobreza e meio caminho para a anemia. E então dá-lhe bife na mufa!!! Comer carne, portanto, é o normal. Certos vegetarianos são vegetarianos porque resolveram examinar o conceito de normalidade, rever atitudes e posições, e mudar velhos condicionamentos. O vegetarianismo pode ser, nesse sentido, revolucionário. E isso, ah... isso incomoda muita gente...

Quantas e quantas vezes eu tive que estragar meu almoço explicando para alguém porque não tem carne no meu prato – quando tudo que eu queria era apenas comer tranquilamente. E um argumento só não basta: as pessoas não entendem e tentam me converter de volta ao carnivorismo. Ah, quanta bobagem já tive que ouvir por conta dessa minha opção... Penso que a ética que forma a base da sociedade do futuro deve se estender a todas as espécies e ecossistemas. Eu também acredito, porém, que essa é uma decisão completamente individual. É a melhor opção para mim, pode não ser a melhor para você. Cada um que ache seu caminho. Por isso eu não tento convencer ninguém.


Já dizia Isaac Singer, prêmio Nobel de literatura em 1978: " As pessoas dizem que o homem sempre comeu carne, como se fosse uma justificativa para continuar fazendo isso. De acordo com essa lógica, nós não deveríamos tentar prevenir pessoas de assassinarem umas às outras, já que isso também tem sido feito desde o início dos tempos ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário